Por mais inexperientes e imaturos que sejamos, independentemente da idade, da cultura vigente ou da realidade de cada um, sempre existem os momentos de clareamento.
Eu chamo assim esses momentos porque parece que naquele instante se tem uma visão da verdade, no qual tudo fica claro. Mas depois voltamos pra nossa tensão mental e parece que nos esquecemos do “insight” que tivemos (ou ignoramos completamente) e continuamos a viver como se nada tivesse acontecido.
Ultimamente venho tendo os mesmos “insights” então resolvi tirá-los da minha cabeça e postar no Blog e como tenho escrito sobre a minha área de atuação, fiz um gancho do insight com a estética e saiu algo como “O amor nos deixa mais felizes”.
Quando amamos, ficamos mais alegres, mais confiantes, pois nossa auto-estima se eleva, faz bem para a saúde do corpo, da mente e do coração. Quando amamos nossa pele fica mais saudável, bem como nossos cabelos. Nossos olhos ficam mais brilhantes, nos sentimos mais dispostos para a correria do dia-dia, temos mais paciência com o próximo. Tornamos-nos mais generosos.
"O amor faz transformações químicas no corpo. Ele provoca a liberação de hormônios que dão energia, disposição e a sensação de alegria", revela o psicólogo Ailton Amélio da Silva, doutor em psicologia e professor de Relacionamentos Amorosos e Comunicação na USP. Segundo ele o amor nos trás as seguintes transformações:
- Mais bonita. "Estudos mostram que a pessoa fica mais bonita ao lado do amado do que longe dele".
- Mais motivada.
- Cheia de energia.
- Com objetivos na vida.
- Calma, relaxada e otimista.
- Mais motivada.
- Cheia de energia.
- Com objetivos na vida.
- Calma, relaxada e otimista.
- Faz bem ao coração e ao corpo.
A pessoa que ama tem mais autoestima e:
- Cuida mais de si mesma.
- Pratica exercícios físicos, com isso evita doenças cardiovasculares.
- Se preocupa com a saúde, vai ao médico regularmente.
- Tem motivação para continuar na dieta.
- Tem mais disposição para sair, passear, namorar.
- Pensa na aparência, cuida do cabelo, usa maquiagem.
- Cuida mais de si mesma.
- Pratica exercícios físicos, com isso evita doenças cardiovasculares.
- Se preocupa com a saúde, vai ao médico regularmente.
- Tem motivação para continuar na dieta.
- Tem mais disposição para sair, passear, namorar.
- Pensa na aparência, cuida do cabelo, usa maquiagem.
O presidente da WHF, World Heart Federation (Federação Mundial do Coração), informou que "o amor também reduz o estresse, a ansiedade e a depressão e que uma em cada três mortes no mundo ocorre por problemas no coração e derrame". Esta cifra que é seis vezes superior às mortes associadas à AIDS no planeta.
Científicamente falando a sensação gerada pela atitude amorosa compartilhada é particularmente boa para o coração, pois o amor libera a endorfina no organismo, substância que proporciona sensação de bem-estar, prazer e alegria, reduzindo o risco de depressão e controlando a ansiedade e o estresse, verdadeiros riscos psicológicos para as doenças cardíacas. A felicidade e o prazer estimulam os hormônios e melhoram o estado geral do organismo pela eliminação de toxinas nocivas à saúde, ou seja, estar apaixonado e ser amado aumentam a qualidade de vida inclusive do ponto de vista do equilíbrio bioquímico do organismo.
Já está cientificamente comprovado que quando duas pessoas afetivamente ligadas estão próximas, as batidas do coração de uma interferem nos registros cerebrais da outra, o que explica que todo ato de pensar e falar gera uma energia que, de alguma forma atua sobre quem faz parte da nossa rede de relacionamentos e tanto mais quanto mais a eles estamos ligados. Um estudo reuniu 1400 pessoas e concluiu, depois de 5 anos de acompanhamento, que o índice de mortos entre casados e acompanhados era de 15% contra 50% entre os solteiros e sozinhos, ou seja, é mais de três vezes maior o risco de morte entre quem por opção ou contingência leva uma vida solitária.
Acho, sinceramente, que as respostas para os questionamentos das nossas vidas está no amor e nas suas manifestações.
O que é muito bonito.










É isto aí Ana, amar faz bem p pele, e p coração, teus textos estão demais, amei!!!
ResponderExcluir